Como algumas plantas carnívoras necessitam de solos bastante úmidos para sobreviver, um jeito bem interessante, bonito e prático de cultivá-las é em floreira (Mini bog). Eu evito ao máximo colocar as carnívoras em vasinhos, pois quando as planto em floreiras posso pôr várias espécies em um só lugar. Nesses recipientes tenho as plantas carnívoras: Utricularia, Drosera, Sarracenia e Dionaea e elas ficam sob luz solar direta. Tem a vantagem de manter um reservatório de água no fundo, onde evita proliferação de insetos sem deixar água exposta ao ar livre. Ela é bem simples de fazer!
- 1 Floreira com ou sem furos(de preferência sem furos);
- 1 pedaço de cano de pvc;
- Pedras ou argila expandida;
- Argamassa (somente para cobrir os furos da floreira, se tiver furos);
- O substrato pode ser uma mistura de dois ou mais desses ingredientes pó de casca de côco, pó de xaxim, vermiculita, musgo Sphagnum com areia grossa;
- 1 tela fina de náilon.
Compre uma floreira, de preferência sem furos, e coloque a um canto o cano de pvc. Preencha o fundo até mais ou menos 3 cm com argila expandida. Cubra a camada de argila com uma tela ou tecido fino separando o substrato da argila. Complete a floreira com o subtrato. Faça um furo do lado oposto ao cano, na altura um pouco acima da camada de argila expandida. Coloque água pelo cano de pvc até vazar pelo furo. Plante as plantas.
A figura abaixo ilustra como eu preparo o substrato nas floreiras, a areia pode ser grossa:



