quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Substratos para Plantas Carnivoras

Já experimentei vários tipos de substrato: pó de casca de côco, pó de xaxim, musgo shagnum e turfa. Importante é que eles retêm a umidade do solo, não possuem adubo, justamente do que as plantas carnívoras precisam.
- pó de casca de côco: uso puro em alguns vasos de Nepenthes e misturado com areia grossa em vasos e floreiras (Minibogs). Algumas pessoas dizem que compacta muito o solo e deve ser trocado de tempos em tempos. Mas eu uso sem problemas, acho que o mais importante é misturar bem o pó de casca de côco com areia grossa. Assim, ajuda na drenagem do solo e quando chove ou quando se rega por cima do vaso o substrato fica bem lavado, pois a água impura escorre bem. Faço essa lavagem despejando água por cima uma vez por semana.

- pó de xaxim: esse às vezes é mais difícil de encontrar nas floriculturas devido ao controle para não extinção do Xaxim na natureza. Mas ele é muito bom em minha opinião. Utilizo puro ou misturado com areia grossa em vasos e floreiras.

- musgo sphagnum: como mistura com os outros substratos ou puro nos vasos. Também utilizo o musgo como cobertura dos vasos de Nepenthes fazendo com que haja maior umidade ao redor da planta e solo.

- turfa: misturada com outros substratos. Percebi que usar a turfa pura resseca o solo se deixar o vaso da planta em lugar de bastante vento ou quando o ar está muito seco. Conclusão: evito usar turfa pura.

- vermiculita: esse é um poderoso retentor de umidade. Outra opção de mistura nos vasos. Eu uso eventualmente.

A proporção de areia grossa que utilizo para misturar aos substratos é de mais ou menos 30%.