sábado, 18 de dezembro de 2010

Pinguicula wesser - reprodução por sementes e folhas

Fiz uma semeadura de P. wesser e depois de pouco tempo (cerca de um mês) nasceram algumas mudinhas. Ela é bem fácil de reproduzir! Usei um substrato de pó de casca de côco misturado com areia grossa e mantive um pratinho com água sob o vaso.
reprodução sementes Pinguicula wesser

Nessa foto dá pra ver folhas de P. wesser brotando. Apenas destaquei a folha de várias plantas adultas e coloquei sobre musgo sphagnum. Não pus prato com água debaixo do vaso, apenas mantive úmido o musgo.Cortes folha Pinguicula wesser

Sarracenia purpurea - desenvolvimento

Essa minha planta carnívora S. purpurea está se desenvolvendo rápido e muito bem.
Essa é uma foto de quando eu comprei a planta, mais ou menos em maio/2010. Ela ainda estava sem as folhas características.

Sarracenia purpurea
Como ela está agora. Quando chegou a estação da primavera, ela foi trasplantada para uma floreira e está se desenvolvendo muito bem! O substrato que uso é pó de xaxim misturado com areia grossa. A planta fica sob sol pleno.

S. purpurea
A beleza de uma folha:

S. purpurea
Sua cor bastante avermelhada:

planta carnivora S. purpurea

Foto mais recente da S. purpurea já desenvolvida:

planta carnivora

Dionaea muscipula em Floreira

Como eu tinha alguns pés adultos de Dionaea cheios de mudas resolvi então, fazer o transplante delas para floreiras. As plantas ficam expostas ao sol o dia inteiro e essa floreira tem um reservatório de água no fundo. Esse reservatório serve para manter sempre um bom nível de umidade para a planta, já que Dionaea necessita do solo bem molhado. Essa técnica de floreira também chama-se Minibog.







Aqui, as plantas já bastante crescidas!


floreira minibog dionaea